CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL ESPONTÂNEA 2018

Prezado Afiliado:

Como é do vosso conhecimento a lei nº 13.467/2017, de 13 de junho de 2017, conhecida como “Lei da Reforma Trabalhista”, EXTINGUIU A OBRIGATORIEDADE DOS PAGAMENTOS DAS CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS, tanto para a classe patronal quanto para os trabalhadores. Medida essa, que o Sindisider sempre defendeu nas esferas jurídicas por entender tratarse de mais um entulho do autoritarismo que não valoriza a meritocracia nem o profissionalismo tão necessário ao setor sindical brasileiro.

SÓ DEVEMOS PAGAR PELOS SERVIÇOS QUE EFETIVAMENTE RECEBEMOS!!!

Essa conduta deveria ser aplicada em todo tipo de tributo pago em nosso país. Temos uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, porém não recebemos em troca o equivalente nos serviços de segurança, educação, transporte, saúde, entre outros.

Contudo, tenho que destacar que essa renda auferida com as contribuições patronais anuais têm sido bastante importantes para manutenção e desenvolvimento das ações do Sindisider nas áreas trabalhistas, tributária, estatísticas e de informações estratégicas aos afiliados.

Sua empresa ao longo dos anos tem nos honrado com o pagamento dessa contribuição anual. Por meio de uma gestão altamente profissionalizada, recursos e instalações necessárias, o Sindisider procura devolver em serviços esse investimento feito por sua empresa.

Dessa forma e seguindo orientação das Confederações Nacionais das Indústrias e do Comércio, estamos lhe remetendo a “Guia da Contribuição Sindical Patronal”, sem reajustes em relação ao ano de 2017. LEMBRANDO SEMPRE QUE O PAGAMENTO DESSA GUIA É FACULTATIVO, OU SEJA, DE LIVRE CONCORDÂNCIA E INTERESSE DA EMPRESA. Reafirmo, no entanto, que essa arrecadação será determinante para continuidade dos trabalhos do Sindisider, se assim decidirem seus representados.

EMITA SUA GUIA

AQUI SUA CONTRIBUIÇÃO VOLTA EM SERVIÇOS

Quem Representamos?
Empresas Distribuidoras, Revendedoras, Processadoras, Centros de Serviços, Importadoras, Exportadoras e Beneficiadoras de:

• Aço; Aços com ligas especiais; Aço Inox;
  • Fio Máquina
  • Chapa de Aço: Grossa; Pré-pintada; com Ligas especiais; de Inox; Eletrogalvanizadas; Zincadas a quente;
  • Folhas e Bobinas Metálicas para Embalagens
  • Chapa de Ligas Alumínio Zinco
  • Laminados a Frio
  • Demais materiais de Inox produzidos pelas Usinas Siderúrgicas
  • Laminados a Quente
  • Esquadrias em Aço de Grande Porte.
  • Perfil Conformado, Laminado e Soldado
  • Estruturas Metálicas
  • Tubos de aço, ferro e Inox de todos os diâmetros (com costura ou sem costura)

• Vergalhão

Instruções de Pagamento:

Para efetuar o pagamento da contribuição deste ano, preencha a Guia de Recolhimento anexa e vá até uma agência da Caixa Econômica Federal. O pagamento deverá ser feito até o dia 31 de janeiro de 2018.

A Contribuição Sindical é calculada com base no capital social de sua empresa, mediante aplicação de alíquotas previstas no artigo 580 da C.L.T. e poderá ser recolhida em guia própria, emitida, obedecendo aos seguintes cálculos:

TABELA DE CÁLCULO 2018

LINHA CLASSE DE CAPITAL SOCIAL (R$) ALÍQUOTA(%) VALOR A ADICIONAR (R$)
1 de 0,01 a 26.879,25 Contribuição mínima 215,03
2 de 26.879,26 a 53.758,50 0,8% -
3 de 53.758,51 a 537.585,00 0,2% 322,25
4 de 537.585,01 a 53.758.500,00 0,1% 860,14
5 de 53.758.500,01 a 286.712.000,00 0,02% 43.866,94
6 de 286.712.000,01 em diante Contribuição Máxima 101.209,34

As empresas cujo capital social for igual ou inferior a R$ 26.879,25, podem efetur o recolhimento da Contribuição Sindical mínima de R$ 215,03, de acordo com o disposto no § 3º art. 580 da CLT.

As empresas ou entidades com capital social superior a R$ 286.712.000,01 poderão recolher a Contribuição máxima de R$ 101.209,34, na forma do mesmo dispositivo acima citado.

O Sindisider coloca-se ao seu inteiro dispor para quaisquer esclarecimentos complementares e apresenta suas cordiais saudações.

Carlos Jorge Loureiro

Sindisider Apresentação

O Sindisider, Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos, é uma Instituição legalmente constituída, sem fins lucrativos, fundada em 1988.
Representante da classe patronal, seu principal objetivo é defender e proteger os interesses das empresas que atuam na distribuição ou revenda de produtos siderúrgicos, planos e longos, em todo território nacional.
O âmbito de atuação nacional do Sindisider é oficialmente reconhecido pelo Ministério do Trabalho.

Como Distribuidor/ Revendedor de Produtos Siderúrgicos, sua empresa pode se utilizar dos seguintes serviços prestados pelo Sindisider:

1. Assessoria Jurídica - Canal direto do associado com os advogados do sindicato para suporte nas áreas trabalhista, tributária e comercial. As consultas podem ser feitas por telefone, pessoalmente ou por e-mail;

2. Negociações Trabalhistas - Representação de seus associados no momento das Negociações Trabalhistas junto aos sindicatos dos Metalúrgicos e do Comércio, com âmbito de atuação nacional;

3. Contencioso Tributário - Ações junto aos órgãos governamentais em defesa do setor. Grupo de análise da Reforma Tributária;

4. Ações Coletivas - Ajuizamento de ações coletivas em prol dos interesses de seus associados;

5. TV Sindisider– Disponibilização em vídeo de conteúdos exclusivos e de interesse das empresas afiliadas;

6. Palestras e Cursos Destinados em geral às áreas comerciais, crédito e cadastro, logística e de recursos humanos;

7. Clipping Eletrônico - Receber gratuitamente o Clipping Eletrônico. Newsletter diária que traz as principais notícias sobre siderurgia veiculadas na grande mídia;

8. Informe Estatístico - Por meio de uma parceria estabelecida com o INDA, Instituto Nacional das Empresas Distribuidoras de Aço, as empresas associadas ao Sindisider recebem mensalmente o InData, relatório estatístico da compra, venda e estoque de Aço no Brasil;

9. Web Site - Ter o contato da empresa e seus produtos publicados no site do sindicato: http://www.sindisider.org.br;

10. Convênios – Utilizar-se, em condições diferenciadas, dos convênios firmados pelo sindicato com empresas da área de saúde, seguradoras, internet, odontológica, entre outras.

ALGUMAS AÇÕES DO SINDISIDER EM 2017

Acompanhamento do processo instaurado junto aos governos de São Paulo e Minas Gerais para redução da alíquota do ICMS para os aços planos em 12%;
Acompanhamento dos Pleitos instaurados junto aos governos de São Paulo e Minas Gerais para equiparação do ICMS dos perfis conformados em relação aos perfis laminados;
Pleito instaurado junto ao governo de São Paulo para equiparação do ICMS dos perfis soldados (tubos estruturais) em relação aos perfis laminados;
Acompanhamento no Congresso Nacional dos desdobramentos da Guerra Fiscal entre os estados;
Obtenção de Liminar para o não pagamento do ICMS sobre a base de cálculo do PIS/COFINS..

Caso não consiga emitir a Guia online, favor enviar e-mail para Monique@sindisider.org.br, com os seguintes dados:

- Razão Social
- CNPJ