Cursos

AÇOS PLANOS – CUIDADOS NO RECEBIMENTO, MANIPULAÇÃO, PROCESSAMENTO E POSSÍVEIS FALHAS

Carga Horária: 4 horas          
Valor Sócio: R$ 180,00                                 
Valor Não Sócio: R$ 300,00                                 

1. Objetivo Geral
Oferecer aos participantes uma visão geral do comportamento mecânico do aço quando manipulado no transporte, em diversos processos de beneficiamento e fabricação. Descrever as principais causas de falha nos aços planos e as medidas para evitar estas falhas na especificação e no manuseio de chapas e bobinas de aço.

2. Público Alvo
Supervisores de beneficiamento ou distribuição, manuseio e produção de componentes feitos em aço, técnicos ou analistas responsáveis pela especificação técnica de aplicação e compra de aços (especialmente planos).
Área Comercial / Marketing; Área de Suprimentos / Compras; Área Operacional /Qualidade; Área Administrativa (Planejamento / Programação / Controle da Produção.

3. Conteúdo Programático:
1 – Aço uma visão geral
2 – Características dos aços planos
3 – Propriedades mecânicas dos aços
4 – Transporte e recepção dos aços planos
5 – Operações de corte e dobra
6 – Soldagem
7 – Revestimento
8 – Correlação entre tipos de aços e seu uso

4. Professor:
Willy Ank de Morais: Técnico em Metalurgia (ETFOP), Engenheiro Metalurgista (Esc. de Minas da UFOP), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DCMM/PUC-Rio), Doutorando em Engenharia Metalúrgica, membro da ABM e da ASM. Consultor Técnico da INSPEBRAS, Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia da UNISANTA, instrutor em cursos em treinamentos pela INSPEBRAS, INDA e ABM, Coordenador geral do ENEMET da ABM e do tema "Desenvolvimento de Produtos Metalúrgicos" do Congresso da ABM. Editor da revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração e da revista da ABM. Possui experiência de mais de uma década de trabalho na área de Assistência Técnica e desenvolvimento de produtos (aços planos) na COSIPA e Usiminas-Cubatão. Atua principalmente nos seguintes temas: seleção, desenvolvimento e relação microestrutura-propriedades de aços, fadiga, fratura, análise de falha e comportamento mecânico de metais.

Para mais informações, contate-nos:
[email protected] ou entre em contato pelo telefone 11 2272 2121. Falar com Regiane.


voltar