Cursos

ESTAMPAGEM DOS AÇOS

Carga Horária: 8 horas          
Valor Sócio: R$ 250,00                                 
Valor Não Sócio: R$ 400,00                              

1. Objetivo Geral
Oferecer aos participantes uma visão geral dos mecanismos de deformação e estampagem, bem como os ensaios mecânicos nas chapas de aço e sua correlação com a estampabilidade.
Fatores que afetam a estampagem: processo, lubrificação, prensa e ferramenta. Análise de deformações via CLC. Análise de casos trazidos pelos participantes.

2. Público Alvo
Engenheiros e técnicos que atuam na área de estampagem, supervisores de beneficiamento ou distribuição, manuseio e produção de componentes feitos em aço e demais profissionais interessados no assunto.

3. Conteúdo Programático:
– Introdução a Siderurgia
– Laminação a Quente
– Laminação a Frio
– Estampagem I - Teoria
– Estampagem II - Prática
– Processos Especiais / Novas Tendências

4. Professor:
Antenor Ferreira Filho: Doutor em Engenharia Metalúrgica e Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP-2005). Mestre em Engenharia Metalúrgica e Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP-2000). Pós-graduado em Engenharia de Produção (FEI -1984); Engenheiro Metalurgista graduado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI -1981); Atualmente é Consultor técnico da empresa Armco do Brasil desde Mai/12. Possui uma vivência de mais de 30 anos na área de Metalurgia. Durante este período efetuou vários estágios de especialização e transferência de tecnologia na Alemanha.
Foi diretor da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) de 2010 a 2012, diretor da Regional de São Paulo da ABM de 2007 a 2009 e diretor da Divisão Técnica de Conformação no período entre 2002 e 2003. É membro da Comissão Organizadora do Seminário e Laminação da ABM a mais de 12 anos. Tem diversos trabalhos apresentados em Congressos e Seminários nacionais e internacionais.

Para mais informações, contate-nos:
[email protected] ou entre em contato pelo telefone 11 2272 2121. Falar com Regiane.


voltar