Cursos

AÇOS – PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS NA QUALIDADE E APLICAÇÕES

Carga Horária: 8 horas          
Valor Sócio: R$ 300,00                                 
Valor Não Sócio: R$ 500,00                            

1. Objetivo Geral
Oferecer aos participantes uma visão geral do aço como produto metalúrgico e matéria-prima das indústrias do setor metal mecânico. Descrever como é fabricado, descrevendo as etapas de fabricação e ilustrando-as através de filmes e animações. Associar a influência das variáveis nas etapas de fabricação às características finais do aço a fim de prever o desempenho e adequação ao uso destes materiais.

2. Público Alvo
Supervisores de beneficiamento ou distribuição, manuseio e produção de componentes feitos em aço, técnicos ou analistas responsáveis pela especificação técnica de aplicação e compra de aços (especialmente planos).

3. Conteúdo Programático:
1 – Aço uma visão geral
2 – Matérias-primas; preparação das matérias-primas e obtenção do ferro primário(*)
3 – Obtenção do aço líquido e ajustes de composição(*)
4 – Solidificação(*)
5 – Conformação a quente(*)
6 – Conformação a frio(*)
7 – Revestimentos e inspeção(*)
8 – Tipos de aços por categorias de uso
 (*) Em todos os itens não será apenas discutido o processo de produção, mas também de como este influencia no desempenho final do material.

4. Professor:
Willy Ank de Morais: Técnico em Metalurgia (ETFOP), Engenheiro Metalurgista (Esc. de Minas da UFOP), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DCMM/PUC rio), Doutorando em Engenharia Metalúrgica, membro da ABM e da ASM. Consultor Técnico da INSPEBRAS, Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia da UNISANTA, instrutor em cursos em treinamentos pela INSPEBRAS, INDA e ABM, Coordenador geral do ENEMET da ABM e do tema "Desenvolvimento de Produtos Metalúrgicos" do Congresso da ABM. Editor da revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração e da revista da ABM. Possui experiência de mais de uma década de trabalho na área de Assistência Técnica e desenvolvimento de produtos (aços planos) na COSIPA e Usiminas-Cubatão. Atua principalmente nos seguintes temas: seleção, desenvolvimento e relação microestrutura-propriedades de aços, fadiga, fratura, análise de falha e comportamento mecânico de metais.

Claudio Pereira Diogo: Técnico em Metalurgia (ETE”Dª Escolática Rosa”), Cursando último período em Engenharia de Produção (Universidade Monte Serrat de Santos – UNIMONTE), Consultor Comercial na Duferco do Brasil, Instrutor em cursos em treinamentos pelo INDA, Colaborador do ENEMET da ABM. Possui experiência de 26 anos nas áreas de Assistência Técnica / Atendimento a clientes, Laminação de Tiras a Quente, Laminação de Tiras Frio na COSIPA e Usiminas-Cubatão, Atua principalmente nos seguintes temas: Qualidade Superficial dos produtos Laminados, Planicidade dos produtos Laminados e Reclamação de clientes.

Para mais informações, contate-nos:
[email protected] ou entre em contato pelo telefone 11 2272 2121. Falar com Regiane.


voltar