Quem Somos

Fundado em 1988, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos – Sindisider é uma instituição legalmente constituída, sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é defender os interesses das empresas distribuidoras e revendedoras de produtos siderúrgicos, planos e longos, que atuam no Brasil. O âmbito de sua atuação é oficialmente reconhecido pelo Ministério do Trabalho. Outra meta do Sindisider é a integração da distribuição de aço com órgãos governamentais, associações e sindicatos de classe por meio de parcerias, fortalecendo toda a cadeia produtiva e colocando-a em condição de interferir nas decisões que norteiam a atividade siderúrgica nacional.

Missão Sindisider:

Defender, em todo território nacional, os interesses sociais, econômicos e políticos das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos.

Histórico:

Em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, os sindicatos assumiram funções econômicas e sociais muito além das negociações trabalhistas. Além disso, o final dos governos militares, o reestabelecimento da democracia, o prenúncio da abertura econômica e da globalização traziam muitas incertezas e expectativas a toda a sociedade. Por isso, os distribuidores e revendedores de aço, sediados em diferentes localidades do território nacional, resolveram criar uma entidade classista que pudesse colaborar na organização do setor, ampliando as atividades econômicas do segmento e obtendo reconhecimento de sua representatividade jurídica. Nesse momento, Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço – Inda desempenhou um papel decisivo na criação do Sindisider. Não só cedendo espaço em sua sede social, mas também, colaborando intelectualmente para a definição clara do âmbito e da área estratégica de atuação desse novo sindicato patronal. Hoje, Inda e Sindisider são instituições parceiras, porém com áreas de atuação e finalidades completamente distintas.